Anvisa suspende lote de medicamento de Cannabis Mevatyl/Sativex
Por Thiago Ermano | 23 de agosto de 2021
Foi publicado no Diário Oficial da União, em 19 de agosto, a suspensão, venda e distribuição de um lote de medicamentos Mevatyl (Sativex). Esse é o primeiro produto de Cannabis registrado no Brasil à base da planta.
De acordo com a publicação oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a interdição cautelar foi motivada por um laudo inicial de análise pela fiscalização, que indicou resultados insatisfatórios, tanto no teor de Canabidiol (CBD) quanto na quantidadede de THC (tetrahidrocanabinol) apresentados na bula e na embalagem.
A empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica tem o direito de defesa. No entanto, o lote não pode ser comercializado ou distribuído, enquanto a interdição cautelar durar. Caso o produto seja reprovado novamente, durante a investigação, serão proibidos: distribuição, comércio e uso – e a Anvisa poderá determinar o recolhimento do lote. E caso passe na contraprova, será feita uma terceira análise para decisão final. A investigação deve ser concluída em um prazo máximo de 90 dias.
Leia na íntegra as informações diretamente no Diário Oficial da União