Assembleia Legislativa da Paraíba aprova projeto de incentivo à pesquisa da Cannabis Medicinal

Por JET | 06 de abril de 2021

Difundir informações e incentivar pesquisas científicas com a Cannabis Medicinal. Esses são os objetivos da PL 1920/2020, de autoria da deputada Estela Bezerra, aprovado na manhã de 5 de abril, pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba.

O projeto ainda prevê a apoio e suporte técnico institucional para pacientes que utilizam a Cannabis Medicinal, além da produção de pesquisas científicas direcionadas aos casos autorizados pela ANVISA.

Paraíba: Sessão com deputados no dia 5 de abril de 2021 aprovou a PL de incetivo às pesquisas com cannabis para uso terapêutico (Arquivo/ALPB)

A ampliação de estudos com a cannabis, segundo a matéria, irá proteger, preservar e ampliar a saúde pública da população minimizando riscos e danos associados a tratamentos, assim como  informar sobre seus efeitos terapêuticos pertinentes a determinadas patologias.

De acordo com a justificativa do projeto de lei, a Paraíba está na vanguarda da mobilização pelo direito ao uso terapêutico da Cannabis, “conquista originada das ações articuladas de diversas famílias cujos filhos e filhas sofrem de patologias crônicas”.

O estado conta com duas importantes associações que atuam para ampliar o acesso à saúde por meio da Medicina Cannabis: a Liga Canábica e a Abrace – Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança.

Entre as diversas patologias tratadas com o uso de extratos de Cannabis estão: epilepsias, os processos inflamatórios de diversas etiologias, alguns transtornos psiquiátricos como ansiedade e psicoses, doenças autoimunes, atuando inclusive como neuroprotetor e antioxidante.

E apresentam, ainda, um amplo espectro de aplicações terapêuticas, atuando principalmente como antiepiléptico, antiinflamatório, analgésico, antiespasmódico, antienjôo e estimulante de apetite, entre outras. O projeto agora segue para votação em plenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Assembleia Legislativa da Paraíba aprova projeto de incentivo à pesquisa da Cannabis Medicinal