UNIFESP abre 15 mil vagas para curso gratuito de Cannabis Medicinal; Inscrições prorrogadas até 30 de março

Por Thiago Ermano | 08 de fevereiro de 2022

Curso de Educação Continuada e a Distância é direcionado para pacientes com 18 anos ou mais, que passam por terapêutica com Cannabis, Familiares, Alunos de Graduação e Pós-graduação, Profissionais da Atenção Básica de Saúde, Lideranças Comunitárias e Usuários do Serviço de Saúde.

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) – em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) e com o Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal (Movrecan), lança o VII Curso de Cannabis Medicinal [Online]. As inscrições começaram dia 4 de fevereiro e se encerrariam em 7 de março, mas foram prorrogadas até 30 de março.

As aulas começaram em 8 de março e terminam em 5 de julho, com 36 horas de aulas teóricas e com mais 14 horas práticas na programação. As transmissões acontecem pelo canal do Youtube ou pelo Facebook.

Esse Curso de Cannabis Medicinal está na sétima edição e é o mais popular no Brasil. Uma referência para estudantes, acadêmicos, familiares de pacientes e quem trabalha ou quer trabalhar com quem busca acesso a produtos de saúde à base de Cannabis. O que começou nos salões da igreja do Padre Ticão, através de uma parceria entre a Unifesp, na presença do Cebrid e do Dr. Elisaldo Carlini, e de vários ativistas e coletivos. Desde a terceira edição o curso passou a ser online e já orientou milhares de inscritos.

Nessa edição todas as aulas acontecem as terças-feiras, às 19h30 e tem em media a duração de 2 horas cada, e começaram em 08 de março

O curso está dividido em 5 eixos de conhecimento: Contextualização: história e cultura; Biológico: fitoterapia, anatomia, botânica; Patologia: relacionado a doenças específicas; Prático: formação de associação, extração e plantio; Legal: Aspectos do direito para pacientes e associações e mecanismos políticos para a busca de direitos.

De acordo com a programação, os principais objetivos do curso são: difundir conhecimento sobre a planta Cannabis, apresentar os possíveis medicamentos e tratamentos e seus derivados, trazem reflexões sobre a liberação da Cannabis para uso terapêutico e tratam sobre regulamentação em curso, com olhar para as esferas legislativas. Serão discutidas, ainda, formas de ampliar o acesso de pacientes aos tratamentos, de forma democrática e sustentável.

Assista a Aula 1, para conhecer um pouco do conteúdo oferecido pelo curso gratuito

Outra missão da sétima turma de extensão – atualização educacional e profissionalizante – do PROEC/UNIFESP sobre Cannabis é trazer informações científicas consistentes, em busca de reduzir preconceitos a cerca do tema, desmistificar a planta e potenciais terapêuticos e estimular o aumento no número de pesquisas clínicas e acadêmicas com Cannabis Medicinal.

O processo metodológico consiste em aulas virtuais, com duração média de 60 minutos, semanalmente às terças-feiras, dividido em cinco eixos de conhecimento. Dentro de cada eixo as palestras acontecem dentro de um tema proposto no qual o convidado/palestrante é especialista.

Autoridades no assunto, especialistas renomados e jovens promissores no cenário da Cannabis Medicinal nacional e internacional oferecem conhecimentos básicos/intermediários sobre a planta e abordagens de tratamentos, possibilidades uso clínico e alguns estudos sobre patologias tratadas com a planta. Serão abordados, também, os principais produtos derivados, cultura e história da Cannabis, legislação brasileira, o direito dos pacientes e plantio e métodos de extração dos derivados da Cannabis.

A responsável técnico científico e coordenadora do VII Curso de Cannabis Medicinal é a Professora Doutora Eliana Rodrigues, auxiliada externamente pela vice-coordenadora Gabrielle Dainezi do Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal (Movrecan), em parceria com a UNIFESP e o CEBRID.

Além de ampliar o debate político e social – para que o poder público regulamente o tratamento – a iniciativa educativa sobre Cannabis espera despertar a atenção de profissionais da saúde e estudantes com interesse pelas terapias com a planta, inclusive.

Vale informar que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP oferece uma série de cursos pagos e alguns gratuitos, de acesso livre ao público externo e com certificações ao final de cada ciclo. A Atualização Profissional, por exemplo, é destinada aos interessados em rever seus conhecimentos ou aprimorar as habilidades relacionadas à formação profissional, permitindo interagir com outros profissionais da própria área de conhecimento.

Para mais detalhes sobre o Plano de Ensino, critérios de avaliação, certificação do VII Curso de Cannabis Medicinal, acesse clicando aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato com Gabrielle Dainezi/Aline Rocco. Telefone: (11) 9132-32384 ou pelo e-mail: curso@movrecam.org

* Dados captados e atualizados pelo Sistema de Informações de Extensão da UNIFESP

31 thoughts on “UNIFESP abre 15 mil vagas para curso gratuito de Cannabis Medicinal; Inscrições prorrogadas até 30 de março

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
UNIFESP abre 15 mil vagas para curso gratuito de Cannabis Medicinal; Inscrições prorrogadas até 30 de março