UNIFESP: inscrições abertas para curso gratuito sobre Cannabis Medicinal

Por Thiago Ermano | 22 de dezembro de 2020

Pacientes com 18 anos ou mais, que passam por terapêutica com Cannabis, Familiares, Alunos de Graduação e Pós-graduação, Profissionais da Atenção Básica de Saúde, Lideranças Comunitárias e Usuários do Serviço de Saúde são públicos-alvo.

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) – lança o V Curso sobre Cannabis Medicinal [Online]. As inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro e as aulas de atualização acontecem entre 02 de março a 29 de junho de 2021.

De acordo com a programação, os principais objetivos do curso são: difundir conhecimento sobre a planta Cannabis, apresentar os possíveis medicamentos e tratamentos e seus derivados, trazem reflexões sobre a liberação da Cannabis para uso terapêutico e tratam sobre regulamentação em curso, com olhar para as esferas legislativas. Serão discutidas, ainda, formas de ampliar o acesso de pacientes aos tratamentos, de forma democrática e sustentável.

Outra missão do quinto curso de extensão – atualização educacional e profissionalizante – do PROEC/UNIFESP sobre Cannabis é trazer informações científicas consistentes, em busca de reduzir preconceitos a cerca do tema, desmistificar a planta e potenciais terapêuticos e estimular o aumento no número de pesquisas clínicas e acadêmicas com Cannabis Medicinal.

O processo metodológico consiste em aulas virtuais, com duração média de 90 minutos, semanalmente às terças-feiras e aos sábados, uma vez por mês (no último sábado de cada mês), dividido em cinco eixos de conhecimento. Dentro de cada eixo as palestras acontecem dentro de um tema proposto no qual o convidado/palestrante é especialista.

Autoridades no assunto, especialistas renomados e jovens promissores no cenário da Cannabis Medicinal nacional e internacional oferecem 36 horas teóricas e mais 14 horas práticas sobre a planta e abordagens de tratamentos, possibilidades uso clínico e alguns estudos sobre patologias tratadas com a planta. Serão abordados, também, os principais produtos derivados, cultura e história da Cannabis, legislação brasileira, o direito dos pacientes e plantio e métodos de extração dos derivados da Cannabis.

A responsável técnico científico e coordenadora do V Curso sobre Cannabis Medicinal é a Professora Doutora Eliana Rodrigues, auxiliada externamente pela vice-coordenadora Gabrielle Dainezi, profissional conhecida pelos cursos de Extensão sobre Cannabis Medicinal do Padre Ticão, que acontecem no salão da Paróquia São Francisco de Assis (Zona Leste de SP), em parceria com a UNIFESP e o CEBRID.

Além de ampliar o debate político e social – para que o poder público regulamente o tratamento – a iniciativa educativa sobre Cannabis espera despertar a atenção de profissionais da saúde e estudantes com interesse pelas terapias com a planta, inclusive.

Vale informar que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP oferece uma série de cursos pagos e alguns gratuitos, de acesso livre ao público externo e com certificações ao final de cada ciclo. A Atualização Profissional, por exemplo, é destinada aos interessados em rever seus conhecimentos ou aprimorar as habilidades relacionadas à formação profissional, permitindo interagir com outros profissionais da própria área de conhecimento.

Para mais detalhes sobre o Plano de Ensino, critérios de avaliação, certificação do V Curso sobre Cannabis Medicinal, acesse: https://url.gratis/m5Q5F. Em caso de dúvidas, entre em contato com Aline Rocco/Gabrielle Dainezi pelo telefone (11) 5576-4848, Voip: 8819 ou pelo e-mail: curso@movrecam.org.

* Dados captados no Sistema de Informações de Extensão da UNIFESP

4 thoughts on “UNIFESP: inscrições abertas para curso gratuito sobre Cannabis Medicinal

  • dezembro 22, 2020 em 4:56 pm
    Permalink

    Acredito no potencial terapeutico da Cannabis Medicinal.

    Resposta
  • dezembro 23, 2020 em 6:26 pm
    Permalink

    A Cannabis medicinal pode curar muitas doenças e eu acredito nisso.

    Resposta
  • dezembro 23, 2020 em 9:24 pm
    Permalink

    A maior riqueza medicinal pode ser encontrada em uma das substâncias da cannabis, vendo que ela ajuda em diversas doenças, o CBD pode não ser a única substância medicinal dentro da erva, ela tem mais de 400 substâncias, pra mim a maconha deveria ser uma causa mundial e não só de uma porcentagem da população.

    Resposta
  • janeiro 9, 2021 em 8:28 am
    Permalink

    Oi Bom Dia!!!
    Tenho interesse em fazer o Curso…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
UNIFESP: inscrições abertas para curso gratuito sobre Cannabis Medicinal