Gravital: Clínica especializada acumula casos de sucesso em tratamentos com canabinoides

Por Stella Autuori – 21 de janeiro de 2021

A Clínica Gravital no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, completou recentemente um ano de funcionamento e está em expansão. Especializada em tratamento com canabinoides, apresenta casos de sucesso com pacientes de diversas idades e condições, mostrando que a tendência da Cannabis Medicinal é crescer e se popularizar ainda mais em 2021, ajudando mais pacientes brasileiros.

Robson Camargo, 40 anos, é um dos atendidos pela clínica fluminense e consome de duas formas canabinoides, para duas condições diferentes de saúde: “Uso o óleo para um quadro de ansiedade, insônia… E utilizo também um gel, que é para dores musculares”. Robson faz parte de uma grupo crescente, que vê inúmeros benefícios nos tratamentos com Cannabis:

O óleo me equilibra. Nitidamente melhora minha recuperação pós-treino. O gel também se mostra bem eficaz nas dores musculares ou de hematomas leves. Sou biamputado e como uso próteses é bem comum ter hematomas e pontos de pressão no coto”.

O único ponto negativo, segundo ele, está na composição do gel, que poderia ser aplicado sobre feridas. “O ponto negativo é a canfora. Quente, o que impede o uso quando há ferida e limita bem o uso no coto”. Robson conheceu a Cannabis Medicinal por meio de uma associação de pacientes no Rio de Janeiro.

Há ainda muitos preconceitos e desinformação sobre a Cannabis Medicinal? Robson responde:

Acho que a resistência é maior na parte da sociedade que ainda se limita de informação real e segue padrões antigos, que já não cabem nos dias de hoje. Há, também, muito preconceito no sentido de criminalização.  Geralmente de pessoas de mais idade ou menos esclarecidas.”

A Dra. Thaís Perlingeiro, endocrinologista da Clínica Gravital, também conversou com o Green Science Times e contou seus motivos para auxiliar pacientes e trabalhar com canabinoides:

Sempre procurei soluções para doenças crônicas, nunca me conformei em deixar o paciente sofrendo. Já lia bastante a respeito antes de ser autorizado como solução substituta para pacientes com dor crônica. Outro aspecto que sempre me preocupou são os distúrbios de sono, como a insônia, que alteram todo o metabolismo. E a medicina canábica brilha nisso.”

Dra. Thaís afirma, ainda, que vê resultados satisfatórios no tratamento de pacientes com dores crônicas, diabetes e distúrbios do sono. Ela revela que está começando a focar muito em questões de saúde feminina, e que também já indica bons resultados em tratamentos:

Estou focando muito em saúde da mulher e percebo mais relaxamento na TPM e nas alterações de humor provenientes da menopausa. Outro ponto muito legal também é melhora das travas psicológicas sexuais. Isso traz um relaxamento maior, menos inibição, o que acaba por melhorar a qualidade na vida sexual.” 

Mas ainda há muito a melhorar:

“Ainda enfrentamos um certo preconceito dos próprios colegas médicos, dos pacientes porque acham que serão considerados usuários de droga. O valor também ainda é elevado. Além disso, o tempo de solicitação dos produtos à base de Cannabis demora, até a chegada ao paciente.”

Paciente como a pequena Safyra Rodrigues, de 4 anos. O pai, senhor Erlan, contou que descobriu sobre os tratamentos com canabinoides pesquisando na internet e viu uma saída para ajudar sua filha, que tem transtornos do espectro autista – distúrbios do neurodesenvolvimento caracterizado por deficiente interação e comunicação social, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular.

Safyra faz consumo do óleo da Cannabis há seis meses e, desde então, interage mais e se comunica melhor, afirma o pai:

Depois de uma semana, ela não quis usar mais fraldas e até hoje não usa. Até aprendeu a nadar na piscina, está mais concentrada, começou a pedir a ir ao banheiro fazer suas necessidades e outras coisas a mais. A fonoaudióloga, a psicóloga e as outras famílias do nosso convívio ficaram abismadas ao verem a melhora no comportamento dela.”

Além da Clínica Gravital de Botafogo (RJ), tem outras duas unidades:

PORTO ALEGRE – Rua Gomes Jardim, 201 sala 811 – Santana – Porto Alegre, RS (Medplex Santana)

Telefones: (51) 3508-1839 / (21) 95901-7011

CURITIBA – Rua Professor Brandão, 8 – Alto da XV – Curitiba, PR

Telefones: (21) 2527-4469 / (21) 95901-7011

Contato: contato@clinicagravital.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Gravital: Clínica especializada acumula casos de sucesso em tratamentos com canabinoides