Cannabis medicinal será regulada no Brasil este ano. Mas como? Minhas previsões baseado no que vi até agora|Tudo Sobre Cannabis

E nesta semana o site Green Science Times começa a publicar artigos em parceria de conteúdo com o canal Tudo Sobre Cannabis, espaço que se propõe trazer “conteúdo ponta firme sobre tudo de relevante no universo da cannabis e canabinoides”. No texto, abaixo, o neurocientista, farmacêutico, farmacologista de canabinoides e consultor internacional Fabricio Pamplona fala sobre previsões para a regulação da planta. Acompanhe:

Acabou o prazo para contribuições para a consulta pública, então agora “acabou-se o que era doce, quem comeu arregalou-se”, como diz o ditado. Engana-se quem pensa assim. Esse foi só mais um capítulo de um extenso processo que vem ocorrendo há anos, com intensa participação de muitas das pessoas que se tornaram lideranças no Brasil.

Se você quiser conhecer os detalhes da proposta regulatória, clique aqui.

O dia da audiência pública em Brasília foi bastante marcante e simbólico, emocionante até, eu diria. Ver todas aquelas pessoas ali, que estão batalhando milímetro a milímetro pelo que acreditam, pelo que necessitam, ou pelo que desejam, é bastante emocionante. Os primeiros pacientes inspiraram muita gente, e temos pelo menos os últimos 5 anos de histórico bem documentado e notável de pacientes com epilepsia, dores crônicas, esclerose múltipla, doenças neurodegenerativas cerebrais, tipos variados de câncer, todos os obtendo benefícios em maior ou menor grau com o uso de produtos à base de Cannabis. Todos pacientes brasileiros, estamos escrevendo nossa própria história, ainda que na trilha do sucesso e abertura proporcionada por outros países mais corajosos, já que estamos atrasados.

Agora, findo o prazo de contribuições, que foram na casa de centenas, inicia-se o prazo de articulações e sensibilizações para as causas específicas. Pelo que pude acompanhar, a imensa maioria das contribuições eram individuais, de pessoas tendo reivindicar os seus direitos, e colocar o “dedo na ferida” da agência. Até entendo, mas acho pouco construtivo. Particularmente, um ponto foi bastante mal compreendido: a abrangência regulatória da ANVISA. Ela se defendeu publicamente dizendo que o cultivo particular ou associativo não pode ser fiscalizado, não está dentro do âmbito de entidades sanitárias que possam ser autorizadas pela agência. E é por aí mesmo… por outro lado, esse pleito social mobiliza, sensibiliza e bota mais lenha na fogueira. É importante.

Contribuições mais construtivas (ou realistas) vieram de empresas, entidades de classe, universidades, pesquisadores independentes e de membros do próprio governo…

Continue lendo o artigo

Creative Commons License AttributionRepublish

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Cannabis medicinal será regulada no Brasil este ano. Mas como? Minhas previsões baseado no que vi até agora|Tudo Sobre Cannabis