Cannabis medicinal: real, factível e em benefício dos pacientes | Tudo Sobre Cannabis
Em parceria de conteúdo com o canal Tudo Sobre Cannabis, publicamos hoje no Green Science Times um artigo (em formato de manifesto) do neurocientista, farmacêutico, farmacologista de canabinoides e consultor internacional Fabricio Pamplona.
Juntamente com a Dra. Paula Dall’Stella, Médica e pioneira na prescrição de Cannabis medicinal no Brasil e o Dr. Ricardo Ferreira, Médico especialista em patologias da coluna vertebral e clínica da dor, traz uma ‘carta aberta em defesa à ampla regulamentação do uso medicinal de cannabis no Brasil’. Acompanhe:
Considero um tremendo absurdo que ainda tenhamos que discutir o uso medicinal de derivados da Cannabis nesses termos, mas considerando o que temos visto nos últimos dias – incluindo essa declaração do próprio Ministro da Saúde recomendando registro “apenas de medicamentos para epilepsia” e “uso apenas por pacientes refratários” – a discussão ainda está na pauta do dia. Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, a nota técnica do ministério se baseia na premissa de que “só o canabidiol deve ser regulamentado” e para uma única indicação terapêutica: a epilepsia.

Essa falácia visa restringir a importância da regulamentação da Cannabis medicinal no país, e acaba por respingar na legitimidade do pleito e das discussões e movimentos a respeito desse tema, que vem sendo amplamente debatido há pelo menos 5 anos no Brasil.
Pessoalmente (e profissionalmente) me envergonha saber que as entidades de classe dos médicos (CFM) e dos farmacêuticos (CFF) tenha, assinado essa tal revisão de estudos encomendada pelo Ministério da Saúde. Do ponto de vista técnico, é claramente imprecisa, em desacordo com o que se tem de informação científica internacional, e mesmo contraditória com o fato de termos inclusive medicamentos à base de Cannabis ou canabinoides já registrados para outras finalidades. Impossível não levantar a suspeita de que há outros interesses envolvidos, e um forte posicionamento ideológico/cultural por trás dessa manifestação contrária à regulamentação do setor.