EDITORIAL

França permite cultivo e produção de Cannabis Medicinal; Especialistas desconfiam de fragilidade e ‘perigos’ para públicos

Por Redação | 23 de fevereiro de 2022

Especialistas do país europeu dizem que o decreto oficial é ‘legalmente frágil’ e pode ser descartado pelo tribunal superior

A França autorizou, em 17 de fevereiro de 2022, a produção e cultivo de cannabis para uso medicinal, já que o país começa a procurar desenvolver um setor doméstico. Um decreto oficial especificando as condições e procedimentos para Cannabis Medicinal, publicado no Jornal Oficial, na sexta-feira, entra em vigor em 1º de março.

A França vem importando produtos de Cannabis para seu programa piloto de medicinal, e o decreto foi divulgado para “permitir a criação de um setor que vai do cultivo ao medicamento à base de cannabis para uso médico na França”.

São necessários mais regulamentos para desenvolver um sistema de cannabis medicinal. Yann Bisiou, professor de direito privado e ciências criminais, observou deficiências do decreto.

Bisiou diz que o decreto é tão falho quanto o recente decreto que proibiu a venda de flores de CBD (canabidiol), e sugere que não sobreviverá a um recurso perante o Conseil d’État, o mais alto tribunal administrativo do país. No mês passado, o mesmo tribunal suspendeu temporariamente a controversa proibição do CBD.

Clique aqui ou sob a imagem, para ir direto ao documento oficial:

Para muitos especialistas, o decreto de Cannabis Medicinal francês representa um risco subjacente à organização da indústria do setor, porque a Agência Nacional para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (ANSM) pode se recusar a desenvolver um mercado competitivo. 

Em teoria, a agência pode escolher um único operador industrial para delegar a produção a um número limitado de produtores, o que poderia limitar o acesso à cannabis medicinal.

A ANSM vem pilotando um programa de Cannabis para uso terapêutico altamente regulamentado, há quase um ano, e que continuará até março próximo. 

O estudo envolve cerca de 3.000 pacientes com doenças graves, como esclerose múltipla e epilepsia grave. Na semana passada, a ANSM disse que criou um comitê científico temporário para definir as especificações em torno dos medicamentos à base de Cannabis, a serem produzidos na França.

O grupo é composto por 11 membros de vários ministérios, representantes do Instituto Nacional de Investigação Agrícola, Alimentar e do Ambiente e do Conselho da Ordem dos Farmacêuticos.

O objetivo do comitê é informativo, e sua primeira reunião foi marcada para ainda esta semana, na sexta-feira. Apesar da França ter altas taxas de consumo de Cannabis, em comparação com outros países da União Europeia, a implementação de um programa recreativo parece improvável neste momento.

No mês passado, a câmara baixa do parlamento rejeitou um projeto de lei que propunha um mercado de uso adulto controlado pelo Estado.

(Com informações do Parlamento da França)

Redação Green Science Times

Recent Posts

2024: Tendências Regulatórias da Cannabis no Brasil

Por Adriana Dias | 12 de novembro de 2023 Relatório analítico sobre a Cannabis: 85…

5 meses ago

Grande ABC Paulista debate a formação para profissionais da saúde e Simpósio Regional da Cannabis Medicinal

Por Agência GABC e ABICANN | 05 de dezembro de 2023 Pacientes, pais, mães, especialistas,…

5 meses ago

Assista: II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para uso medicinal no Cerrado

Por Adriana Dias | 28 de novembro de 2023 Na manhã do dia 27 de…

5 meses ago

Desmistificando o uso terapêutico da Cannabis

Por Adriana Dias | 05 de setembro de 2023 Ainda existe muita desinformação sobre o…

7 meses ago

Gestão & Pessoas: Assédio Moral no cenário da Cannabis Medicinal, Terapêutica ou Industrial

Por Thiago Ermano | 17 de agosto de 2023 O assédio moral no ambiente do…

8 meses ago

Manifesto: Da Favela à Faria Lima a Cannabis está em todos os lugares

Por Hemp Fair Brasil | 19 de setembro de 2023 Do moleque da periferia. Ao…

8 meses ago