STF vai julgar custeio de tratamento com cannabis pelo SUS; associação Be Hemp pretende participar do caso

Um importante julgamento iria acontecer nessa quinta-feira, 19, no Supremo Tribunal Federal.

O STF selecionou o caso de Natan Dantas dos Santos, paciente com epilepsia, de 6 anos de idade, para julgar se o SUS deve ou não custear medicamentos à base de cannabis. Natan tem seu tratamento fornecido pelo Estado de São Paulo desde 2015, mas o Estado recorreu até a última instância.

No entanto, os desdobramentos da pandemia de coronavírus fizeram com que a agenda do STF seja adiada – sem nova previsão para o julgamento.

Não é só a vida de Natan que pode mudar com a decisão do Supremo – o STF pode criar uma jurisprudência que impacta milhares de pacientes que necessitam de tratamentos com medicamentos à base da planta. Por isso, a associação Be Hemp, que ajuda gratuitamente 600 pacientes de epilepsia, decidiu se oferecer para auxiliar, com conhecimentos técnicos e adquiridos de vivências na área, os Ministros do Supremo a tomarem uma decisão.

O advogado Arthur Arsuffi, Mestre em Direito Processual Civil, que já é há anos envolvido na área da cannabis medicinal, explicou tudo em um vídeo da jornalista Valéria França, que você confere abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
STF vai julgar custeio de tratamento com cannabis pelo SUS; associação Be Hemp pretende participar do caso