Primeiro produto à base de Cannabis autorizado pela Anvisa é de empresa do Paraná focada em genéricos

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizou o primeiro produto à base de cannabis desde que aprovou o regulamento que concede espaço para eles em drogarias e farmácias.

Nessa quarta-feira, 22, a Agência publicou que o produto é um fitofármaco com concentração de até 0,2% de THC.

No Diário Oficial, foi publicado o nome da empresa, Prati Donaduzzi, e o nome do medicamento, Canabidiol Prati-Donaduzzi 200mg/ml.

A Prati Donaduzzi é uma empresa de Toledo, Paraná, afirma ter o medicamento genérico mais consumido do Brasil, além de ser a maior fornecedora de medicamentos para o Governo.

O período de análise do pedido de autorização foi, após toda a documentação ter sido entregue, de 35 dias.

No texto publicado pela Assessoria de Comunicação, a Anvisa afirma:

“Com a autorização concedida, a empresa pode iniciar a fabricação e a comercialização do produto. Conforme a autorização, o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro.

A indicação e a forma de uso dos produtos à base de Cannabis são de responsabilidade do médico assistente, sendo que os pacientes devem ser informados sobre o uso dos produtos em questão. As informações fornecidas devem contemplar: os riscos à saúde envolvidos; a condição regulatória do produto quanto à comprovação de segurança e eficácia, informando que o produto de Cannabis não é medicamento; os possíveis efeitos adversos, tomando como exemplo, mas não se restringindo a isso, a sedação e o comprometimento cognitivo, que podem impactar no trabalho, no ato de dirigir e operar máquinas ou em outras atividades que impliquem riscos para si ou terceiros; e os cuidados na utilização. Além disso, o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu representante legal deve assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) sobre a utilização do produto de Cannabis.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Primeiro produto à base de Cannabis autorizado pela Anvisa é de empresa do Paraná focada em genéricos