SUS fornecer medicamento com canabidiol para criança com epilepsia

A família da pequena Beatriz Carretone, que sofre com crises de epilepsia, não tinha condições de arcar com o custo de R$ 2,1 mil por mês para adquirir o remédio.

A pequena Beatriz Carretona, 5 anos, ganhou uma nova esperança no tratamento da epilepsia com a decisão da 3ª Vara Federal de São José dos Campos em fevereiro que definiu que o medicamento a base de canabidiol, substância da maconha com efeitos terapêuticos e sem ação psicoativa, deveria ser fornecido para o tratamento da menina pelo SUS. A família recebeu em casa nesta semana a primeira remessa do remédio, que inclui 40 frascos.

Beatriz, de São José dos Campos (SP), sofre com as crises de epilepsia desde os 2 anos de idade. As convulsões frequentes fizeram com que fosse internada várias vezes na UTI ao longo dos anos e os remédios tradicionais não se mostraram efetivos no controle da condição.

Na Justiça, a família da menina apresentou o laudo de um perito comprovando que a introdução do medicamento com canabidiol estabilizara a condição de Beatriz. A advogada Viviane Torres ressalta que essa é uma das primeiras decisões favoráveis no Brasil ao fornecimento do medicamento pelo SUS.

“No caso da Beatriz, o remédio é imprescindível para sua saúde e a família não tem condições de arcar com o custo de aproximadamente R$ 2,1 mil por mês para importar o remédio. O medicamento a base de canabidiol não está na lista dos fornecidos pelo SUS, mas nosso caso abre um precedente para que outras famílias na mesma situação possam fazer pedidos na justiça para conseguir esse remédio por meio do sistema público de saúde para os as crianças e adultos que precisem”.

Desde que a advogada protocolou o pedido até a obtenção de uma decisão favorável transcorreram quatro meses. Depois disso, foi necessário ainda obter a autorização da Anvisa para a importação do medicamento, o que demorou mais dois meses, e aguardar o produto chegar.

Continue lendo a reportagem

Fonte: Revista Crescer

Creative Commons License AttributionRepublish

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
SUS fornecer medicamento com canabidiol para criança com epilepsia