Produção de Cannabis: Onde estão os Agrônomos? (1/3) | Tudo Sobre Cannabis
Por Lorenzo Rolim da Silva – 10 de setembro de 2019
O cultivo da espécie Cannabis sativa é tema de intenso debate nos dias de hoje, tanto dentro quanto fora do Brasil. Mas uma questão que sempre me chamou atenção foi: Se estamos discutindo cultivo, onde estão os Agrônomos?
Talvez seja corporativismo da minha parte, afinal sou Engenheiro Agrônomo, mas sempre foi uma questão que me incomodou de certa forma.
Já estive presente em inúmeros congressos e eventos relacionados a Cannabis aqui no Brasil, desde eventos em Câmaras de Vereadores, eventos organizados pela Anvisa em Brasília até congressos específicos de Cannabis, e em diversas ocasiões, eu era o único Engenheiro Agrônomo presente. Normalmente o grupo mais próximo a atividade de cultivo que frequenta esses eventos são os biólogos. E convenhamos, o Brasil é o país da Agronomia.
Claro que podem existir diversas razões para o desinteresse da minha classe profissional, o primeiro e talvez mais importante é que, durante a graduação, não se houve falar nenhuma vez em Cannabis, sequer no gênero ou na família Cannabaceae.
É compreensível de certa forma, afinal aqui no Brasil ainda é ilegal qualquer atividade relacionada ao cultivo, porém já está mais do que na hora de nossas Universidades abrirem os olhos para o tema, afinal é um mercado de trabalho crescente e que cada vez mais exige profissionais qualificados, tanto que no Canadá e nos EUA já está se tornando comum a criação de disciplinas em cursos relacionados a produção de plantas e até cursos na pós-graduação.
Algumas Universidade Americanas e Canadenses que já oferecem cursos na área (com links):
- Niagara College – Commercial Cannabis Production – Canadá;
- Durham College – Cannabis Industry Specialization – Canadá;
- University of Ottawa – Cannabis Law — Canadá;
- University of Denver – The business of Cannabis EUA;
- University of Connecticut – Topics on the Cannabis Industry – EUA;
- University of Washington – Medicinal Cannabis and Chronic Pain EUA;
- University of California LA – Cannabis Research Initiative – EUA;
- University of California Davis – Physiology of Cannabis – EUA;
- University of Vermont – Cannabis Science and Medicine – EUA.
Tenho certeza que a lista pode ser ampliada e vou tentar mantê-la atualizada, mas por hora já é exemplo mais do que suficiente que estamos ficando para trás no quesito educação sobre o tema.
A indústria é tão dinâmica e inovadora que a revista Nature, referência mundial em ciência e atualidades, publicou mais uma edição inteiramente dedicada a Cannabis.

Dentre as 10 matérias presentes na revista, uma chamou muito minha atenção: The professionalization of cannabis growing.