Assista: II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para uso medicinal no Cerrado

Por Adriana Dias | 28 de novembro de 2023

Na manhã do dia 27 de novembro, teve início no Auditório Carlos Vieira, o II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado, sediado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O evento contou com o apoio da ABICANN – Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis e de associados e cooperados.

Este simpósio foi criado pela parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto de Medicina Orgânica (IMO), com o apoio do deputado Mauro Rubem (PT-GO). O objetivo principal é proporcionar um espaço de discussão e aprendizado sobre a pesquisa e utilização da Cannabis Medicinal, um tema que tem ganhado destaque, tanto no Brasil quanto no mundo.

Além do deputado Mauro Rubem, compõem a mesa de trabalhos da abertura: a reitora da UFG, Angelita Pereira; a presidente do II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado, Abadia dos Reis Nascimento (Profa. Reizinha); o representante da Alego e diretor de saúde, Fernando Curado; o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira; e a representante do Governo de Goiás, a gerente de Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Viviane de Cassia Troncha Martins.

Fazem parte da mesa, ainda, o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Henrique Matias Troncoso Chaves; o coordenador da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcelo Scolari Gosh; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, José Valdim; o diretor do Instituto de Medicina Orgânica, João Carlos Normanha; e o diretor da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), José Carlos dos Santos.

Com o tema “Conhecimento e Informação”, o simpósio se destaca como um espaço crucial para discutir a pesquisa e os avanços relacionados à Cannabis Medicinal. Em um momento em que os diálogos sobre o uso da planta com fins medicinais têm crescido exponencialmente, tanto no Brasil quanto no mundo, esse evento se apresenta como uma oportunidade para profissionais, pesquisadores e interessados no assunto.

As organizadoras do evento destacaram a abrangência das discussões programadas, que incluem aspectos agronômicos, botânicos, farmacológicos, clínicos e regulatórios relacionados à Cannabis Medicinal. Estão programadas palestras, mesas-redondas, minicursos e espaços para discussões com especialistas de diversas áreas. O simpósio contará com a participação de palestrantes renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para enriquecer o debate e promover a troca de experiências.

Uma das características desse simpósio é a oportunidade oferecida para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências. Essas contribuições serão apresentadas no formato de painel, com os resumos sendo publicados nos anais do evento, permitindo a disseminação do conhecimento gerado durante o encontro.

O 2º Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado representa um passo na promoção do conhecimento e na discussão de temas relacionados à cannabis medicinal no Estado de Goiás. Com um programa repleto de atividades enriquecedoras, o evento contribui para o avanço das pesquisas e a disseminação de informações essenciais sobre o uso medicinal da planta.

Anterior à solenidade de abertura, já foram realizadas palestras com o temas “Experiências em Cannabis”, ministrado pela Professora Abadia dos Reis Nascimento (Profa. Reizinha) (UFG), pelo médico João Carlos Normanha (IMO) e pelo farmacêutico Paulo Eduardo Orlandi Mattos  (Unifesp).

Passaram pelo evento e redondas mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais. Assista à abertura e Primeiro dia:

Na Mesa de Abertura estiveram os representantes: Reitora da Universidade Federal de Goiás Angelita Pereira, Professora Abadia dos Reis Nascimento (Profa. Reizinha), Deputado Estadual Mauro Rubem, Representante da ALEGO Fernando Curado, FINEP Prof Edward Madureira Brasil, Gerente de assistência farmacêutica de GO e representante da Fapeg Henrique Matias Chaves, Coordenador da CEAB e MDA Marcelo Scolari, Representando do MDA Ministro Paulo Teixeira e representando do Instituto de Medicina Orgânica João Carlos Normanha.

No primeiro dia de Mesa Redonda de Agronomia, compuseram o espaço de fala: Professora Patrícia dos Reis (UFG), Professor Derly Silva (UFV), Pesquisador Danilo Massuela (Univ Hohenhein Alemanha), Pesquisador Ílio Montanari (Unicamp), Pesquisadora Ingrid Trancoso (UENF) e Pesquisador Dennys Zsolt (CannTen).

Já, na Mesa Redonda Farmácia e Canabinoides, estiveram presentes: Professor Edmilson da Conceição (UFG), Professora Luzia da Silva Sampaio (UFRJ), Professor Fábio de Oliveira Costa (UEG/ABICANN), Professora Jaquelina Guimarães (UFRG/Farmácias Vivas) e o Professor Jair Calixto (USP/MBA UGV).

Na Mesa Redonda Cannabis e Saúde tivemos: Professor e Endocanabinologista Dr. João Carlos Normanha, Professor e Psiquiatra Dr. Wilson Lessa, Professor e Cirurgião dentista Dr. Guilherme Martins, Professora Aline Mendes e a Veterinária Médica Colombiana Sandra Carrillo.

E na Mesa Redonda Regulamentação da Cannabis: Antropóloga e Pesquisadora Luna Vargas (Inflore), Professor e Cientista Social Ricardo Barbosa de Lima (UFG), Professor Juarez (UFG), Professora Carolina Marroni (Farmacêutica) e o Advogado Ladislau Porto (RJ).

Mesa Redonda Legislação e Cannabis: Advogado e Doutor em Direito Penal Cristiano Marona (Rede Reforma/SP), Advogado André Ferreira Feiges (Rede Reforma/OAB PR), Advogado Rafael Arcuri (ANC/Comissão OAB DF) e o Advogado Matteus Jacarandá (CurandoIvo).

Mesa Redonda Papel do Poder Público na promoção da Cannabis: Vereador Lucas Kitao, Vladimir Saboia (Advogado/Comissão de Direito Canábico), Promotor de Justiça MPGoiás Mario Cardoso Caixeta e o Farmacéutico Fritz Eduardo (UFG/FAPEG).

(Com informações da ABICANN, UFG e IMO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Assista: II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para uso medicinal no Cerrado