Entourage Phytolab fecha convênio com a Unicamp para estudar variedades de Cannabis

A Universidade de Campinas (Unicamp-SP), e a Entourage Phytolab, empresa de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos derivados da cannabis sativa, firmaram um convênio com a finalidade de estudar a planta no Brasil. Enquanto a Unicamp entra com o corpo de pesquisadores, a Entourage financia o projeto, que avaliará 240 variedades de cannabis durante 28 meses.

“A Unicamp vai estudar os conceitos químicos, agrícolas e genéticos das variedades, o que inclui a produção de matéria-prima e genotipar essas variedades. A partir do estudo, a Entourage vai escolher quais delas são mais adequadas para o desenvolvimento de medicamentos”, explica Ílio Montanari, engenheiro agrônomo e pesquisador do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp.

De acordo com Caio Abreu, CEO da Entourage Phytolab, os compostos mais famosos da cannabis são o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD), mas não são os únicos componentes da planta. “Há mais de 100 compostos que estão em proporções pequenas e tem um potencial terapêutico muito interessante. A partir dessa seleção genética, a gente deve encontrar cultivares para produzir esses componentes em proporções maiores, sendo uma fonte de matéria-prima para medicamentos”, ele diz.

O pesquisador da Unicamp está confiante quanto à liberação e defende que a cannabis medicinal é uma oportunidade para o Brasil. “A Unicamp vai entrar com pedido de autorização especial para a Anvisa. Isso vai ser apresentado e a gente espera um retorno, no máximo, em três meses. E um retorno positivo, inclusive.”

Enquanto a aprovação da Anvisa está andamento, a Entourage pretende dar outros passos neste ano. “Ainda no primeiro semestre de 2020, a gente deve apresentar algumas formulações e ensaios clínicos em seres humanos”, revela Caio Abreu.

Fonte: Globo Rural

Creative Commons License AttributionRepublish

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Entourage Phytolab fecha convênio com a Unicamp para estudar variedades de Cannabis