Cannabis Medicinal e os efeitos da diabetes

Por Bartira Betini | 18 de janeiro de 2021

Um estudo feito no Centro de Pesquisa Clínica Geral do Centro Médico da Universidade da Califórnia (UCSD), realizado em 16 pacientes com neuropatia diabética periférica, utilizou a cannabis inalada para verificar a melhora na intensidade da dor. De acordo com o artigo, houve uma diminuição significativa da dor em comparação com o público do placebo, comprovando o efeito analgésico da planta.

A neuropatia é um tipo de dor crônica decorrente do diabetes, causa mais comum que afeta os nervos periféricos. Dentre os incômodos regulares, estão a queimação, a agulhada, o formigamento, os choques, o inchaço e o adormecimento, que normalmente aparecem mais no período da noite. Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, o problema afeta cerca de 366 milhões de indivíduos em todo o mundo e o tratamento convencional não é satisfatório.

A cannabis, dentro da medicina canabinoide, tem sido utilizada para amenizar esses efeitos do diabetes e de outras patologias, mostrando eficácia no controle das dores crônicas.

A dor neuropática, seja diabetes, sequelas de AVC ou outras, é uma das piores dores, tanto para quem tem quanto para quem trata. E hoje sabemos que a cannabis medicinal é muito boa como coadjuvante no que temos de tratamentos”, ressalta Maria Teresa Jacob, médica que atende pacientes com a Cannabis Medicinal.

Segundo a Dra. Teresa da Bem – Medicina Canábica e Bem Estar, pode ocorrer um alívio de mais de 50% quando se usa a Cannabis Medicinal nesses casos. “As respostas são relativamente rápidas. Quando você passa a ter a oportunidade de associar a cannabis no tratamento dos sintomas, o paciente, na maioria das vezes, tem um alívio importante, bem significativo”, conclui a especialista.

Apesar de preliminares, as pesquisas disponíveis reforçam que a cannabis é uma escolha alternativa e eficiente de tratamento para a neuropatia diabética. Ao mesmo tempo, antes do médico prescrevê-la, é necessário avaliar todo o histórico do paciente e definir questões como a dose e as substâncias presentes no remédio à base da planta. O crescente interesse pela medicina canabinoide abre espaço para novos estudos e possibilidades para tratar essa e outras condições.

A clínica Bem – Medicina Canábica e Bem Estar está localizada na cidade de Campinas e atende pacientes de dor crônica com a medicina canabinóide, oferecendo tratamento complementar com a acupuntura. Realizam a prescrição e o acompanhamento da cannabis medicinal nos mais diversos casos e patologias. As médicas responsáveis, Dra. Maria Teresa Jacob e Dra. Beatriz Jacob Milani, mãe e filha, fizeram cursos de especialização internacional no uso terapêutico da planta.

4 thoughts on “Cannabis Medicinal e os efeitos da diabetes

  • maio 23, 2021 em 2:57 am
    Permalink

    Boa noite! Meu nome é Paula.
    Recentemente minha mãe foi diagnosticada com Neoropatia diabética. É uma dor insurportável e ela nem andar conseguia, chorava e de noite é pior ainda, ela dormia umas duas ou três horas porque o cansaço batia mas a dor não parava. Até que foi receitado o tramol, está ajudando e vamos ver os tratamentos que podemos fazer.
    Mas pensei nisso, por se tratar de algo natural, no tratamento do cannabis como uma alternativa para as dores…é possível isso? podemos iniciar um tratamento logo? com que podemos falar sobre?porque infelizmente tem preconceitos e não é pra qualquer pessoa que posso pedir essa ajuda. Ou ainda está em fase de teste e não é possível procurar ajuda com cannabis?
    É algo muito frustrante, doloroso ver alguém que a gente ama com essa dor. Se pra mim é assim, imagina quem sente…
    Moro no Embu das Artes, SP e agradeço desde já pela atenção.

    Resposta
  • agosto 3, 2021 em 8:09 am
    Permalink

    Preciso muito, estou praticamente inválida por conta da neuropatia. Mas infelizmente é muito caro. O sofrimento é dobrado…pelas dores e por saber que tem algo que pode te ajudar mas não é pro seu bolso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Cannabis Medicinal e os efeitos da diabetes