Online: SUS oferece cursos gratuitos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Aberta ao público e profissionais da saúde, plataforma AvaSUS existe para promover conhecimento integrado e acessível em educação no setor. Serão emitidos certificados para quem concluir os treinamentos de qualificação

Por Thiago Ermano | 08 de fevereiro de 2021

Permanecem abertas as inscrições para os cursos online e gratuitos do SUS, que orientam o uso de plantas medicinais para a saúde humana. Basta se cadastrar pela plataforma AvaSUS, onde encontrará ofertas de conhecimentos por instituições referências em ensinos e educação a distância.

Destaque para o Curso de Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica – Módulo I, organizado pelas instituições UFPA / RETiSFito / PNPIC / Fiocruz / SUS / MS, e aberto ao público desde janeiro de 2018. Com tutorial para facilitação, estão programadas 100 horas de estudos.

Este módulo é voltado (principalmente) à qualificação de profissionais de saúde de nível superior que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o uso de plantas medicinais e fitoterápicos como forma de ampliar e qualificar o cuidado à saúde da população.

O conteúdo dialoga com o processo de trabalho das equipes de ESF e NASF, e perpassa questões relacionadas desde ao histórico da Fitoterapia e aspectos botânicos das plantas medicinais, até a farmacologia, prescrição, legislação e implementação de programas envolvendo a Fitoterapia.

O módulo conta com recursos didáticos elaborados por pesquisadores e profissionais de todo o país, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

Objetivo Geral: Qualificar Instrumentalizar os profissionais de saúde de nível superior que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família e NASF para a utilização de fitoterápicos e plantas medicinais como forma de ampliar e qualificar sua prática de cuidado à saúde.

Sensibilizar profissionais de outras áreas da saúde, assim como outras categorias profissionais com a finalidade de sensibilização sobre o tema: plantas medicinais e fitoterápicos. Ressalta-se ainda que esta oferta pedagógica trata-se de módulo introdutório, que contará com uma segundo módulo e que a habilitação para prática terapêutica de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado à saúde depende da formação prévia do participante, estando de acordo com as orientações e resoluções dos conselhos de classe de cada categoria profissional.

SAIBA MAIS E CADASTRE-SE

Já o curso online Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde é organizado pela UFRN / CdP / COMMUNITAS / MS traz uma introdução sobre o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicos, fortalecendo ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde.

Além disso, esse curso – aberto ao público desde julho de 2017 – tem carga horária de 60 horas, e promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem. Esse módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em conformidade com os princípios estabelecidas para a Educação Permanente.

Este módulo visa orientar sobre a importância do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, disponibilizando informações básicas sobre cultivo de plantas medicinais, assim como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros, além de promover o intercâmbio e troca de experiências sobre o papel dos Agentes Comunitários de Saúde no uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos na atenção básica de saúde.

SAIBA MAIS E CADASTRE-SE

Quem pode participar: Os módulos foram elaborados a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm objetivo de qualificar a formação de profissionais, trabalhadores da Saúde e população, em geral. O AVASUS permite que você acesse os módulos a qualquer hora, conforme sua rotina e necessidade.

Conheça os demais cursos, disponíveis na plataforma para gerar conhecimentos.

6 thoughts on “Online: SUS oferece cursos gratuitos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

  • março 16, 2021 em 12:40 am
    Permalink

    Boa noite, quero fazer o curso

    Resposta
  • maio 5, 2021 em 3:13 pm
    Permalink

    Bom dia. Não consigo acessar o AVASUS. Parece estar indisponível.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Online: SUS oferece cursos gratuitos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos