Goiânia sancionada lei e insere ‘Dia Municipal da Cannabis Terapêutica’ no calendário oficial da cidade

Por Adriana Rosa | 15 de março de 2022

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), sancionou em 8 de março, o projeto de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), que inclui o dia 27 de novembro no Calendário Oficial de Eventos da cidade, como o “Dia Municipal da Cannabis Terapêutica”. O projeto foi aprovado no Plenário da Câmara da capital do Estado de Goiás, no início de fevereiro, com apenas um voto contrário.

De acordo com o vereador Kitão, a instituição dessa data faz parte de uma série de ações de incentivo à pesquisa e à discussão sobre o uso terapêutico da Cannabis, com o objetivo de instruir a população acerca da regulamentação e da distribuição dos medicamentos.

Além disso, a oficialização da data pretende estimular ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento, mas que enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir medicamentos.

Câmara Municipal de Goiânia: vereador Lucas Kitão (União Brasil) em destaque

A inclusão do tema no calendário de Goiânia vai permitir que ações sejam realizadas, seja por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade, que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital.

Também em Goiânia, a câmara de vereadores promulgou a lei que autoriza a regulamentação e a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de Cannabis à saúde. A legislação precisa ainda ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dia Nacional de Combate ao Câncer

O dia 27 de novembro marca, também, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A escolha da data foi idealizada por ativistas defensores do medicamento derivado da planta, que apresenta grande efetividade no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia.

Além de Goiânia, outras cidades brasileiras estão incluindo em suas agendas de datas comemorativas, dias instituidos para difusão, incentivo e engajamento público, social e privado, quando o tema é Cannabis Medicinal.

(* Com informações da Comunicação da Câmara Municipal de Goiânia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Goiânia sancionada lei e insere ‘Dia Municipal da Cannabis Terapêutica’ no calendário oficial da cidade