Anvisa veta cultivo da Cannabis para fins medicinais – produtos derivados da planta estão autorizados

Por: Stella Oliveira | Foto: Divulgação | 3 de dezembro de 2019

A Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vetou o cultivo da Cannabis spp. para fins medicinais, na tarde de terça-feira, dia 3 de dezembro. 

William Dib, presidente da agência, decretou o arquivamento após um placar de 3×1 contra a regulamentação que detalharia os requisitos técnicos e administrativos para o cultivo da planta exclusivamente para fins medicinais ou científicos.

Dib afirmou, ao final da votação, que espera que o Congresso Nacional trabalhe e veja isso em um momento oportuno, e continuou:

O dia é muito importante, temos muito que comemorar aqui dentro da agência, por termos dado um salto de qualidade na área de ofertar o produto, oferecer o produto, uma alternativa terapêutica à nossa sociedade.

A decisão provavelmente faz com que os produtos que foram regulamentados, à base de Cannabis, sejam em sua maioria elaborados com matéria-prima importada. O texto da Anvisa sobre importação explicita que os fabricantes: “deverão realizar a importação da matéria-prima”. semielaborada, e não da planta ou parte dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso conteúdo

Como forma de respeito a todos os conteudistas e leitores, referenciamos nossas fontes de informação colocando seus links. Além disso, sabemos que isso facilita as pesquisas de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores, profissionais e, dessa forma, o ecossistema se fortalece como um todo. \o/
Licença de uso
CC BY

Utilizamos a licença Creative Commons CC-BY (Atribuição 4.0 Internacional), ou seja, resumidamente, qualquer um pode:

Compartilhar: copiar e redistribuir o conteúdo de nossas postagens em qualquer meio e formato;
Adaptar: editar, remixar, transformar, e construir a partir de nossas postagens com qualquer propósito, até mesmo comercial.

Sob o seguinte termo:

Atribuição: ao utilizar (compartilhar/adaptar) o conteúdo de nossas postagens, seja para encontrar novas fontes de conteúdo, o responsável deve dar os devidos créditos ao nosso canal, referenciando-o com o link para o material consultado.

Essa licença está entre as mais abertas e é aprovada pelo Free Cultural Works, ou seja, é uma licença que está de acordo com as liberdades essenciais de uso, compartilhamento e edição de conteúdo

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Anvisa veta cultivo da Cannabis para fins medicinais – produtos derivados da planta estão autorizados